09 05 25
Dr. José Maria
Novo Papa! A mesma Igreja Catolica Apostólica Romana com a mesma constituição como dizia o saudoso Monsenhor Quindere. A Igreja não pode fugir do seu Evangelho onde realça que o Amor é que salta no trotar da vida. Entra papa. Morre papa. Renúncia papa. Mas a barca de Pedro é a mesma. Afeita a enfrentar tempestades. As mais rumorosas. A Cátedra Petrina não muda de lugar. Não se encosta. A linha entre a Eclesiologia e o Papado é tão marcante que o saudoso Bento XVI chegou a perguntar: para que serve o Papa? A
Igreja para Yves Congard é uma instituição sacramental. Um sacramento. Algo que vem do alto. Pois a essência da Igreja é Cristo. O Cristo que ama. Que sofre. Que sangra. Que morre. A Igreja atravessou os piores momentos. Estivemos em Avignon, na França, quando parecia surgir um novo cisma. A Igreja saiu viva com os Bórgia na intimidade do Vaticano. A Igreja resistiu a Reforma Protestante. Caída. Ferida. Soergueu-se. Fortalecida.
O novo Papa vem aclarar os caminhos da Igreja. Trazendo Leão como símbolo de sua caminhada, quis puxar até nos o Papa da Rerum Novarum, o grande Leão XIII. Rerum Novarum significa sobre As coisas novas. Oficializa a missão social da Igreja. O Papa não é mais o Patriarca do Ocidente, mas se ele não tem poder, tem autoridade. O Papa é missionário. Sua pátria é o coração de cada cristão que padece é que sofre. Será a Unidade que o Trono Petrino tanto almeja. Viva o Papa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário