Trova

°°°°°° Aquilo que a gente ignora / Gera medo e nos agita, / Mas "quem sabe faz a hora" / Não espera nem hesita. AS® °°°°°°

Seguidores

sexta-feira, maio 06, 2022

Piches da alma

 

crônicASemanal - 03
♫Por trás de um homem triste há sempre uma mulher feliz
E atrás dessa mulher mil homens sempre tão gentis... por isso para o seu bem, tire ela da cabeça ou... ♫
Trecho da música Deixa a Menina, de Chico Buarque.
.
Baseado na CHICOtada acima, quem nunca passou por um vexame desse quilate ao longo da vida?
.
Não venha me dizer que é a exceção. E se vier, sou forçado a crer que você é um estranho e ainda arriscaria afirmar que é de outro planeta.
.
Não tem escapatória, gente! Paixão, ciúme, inveja, tristeza, alegria, entre outros sentimentos, permanecem grudados – como se fossem piche – na medula da nossa alma desde que o mundo é mundo.
.
Preciso dizer: vai longe a intenção desse amigo que vos digita arrolar as miríades de teorias acerca do assunto em tela, mas para compreender um pouco desses “vexames” da alma, ousaria recomendar, apenas, a leitura que aborda as três feridas narcísicas do mestre Freud: 1. O homem não é o centro do universo. 2. O naturalismo de Darwin. 3. E a psicanálise.
.
E pra fechar a crônica, cito um pensamento de Santo Agostinho que nos remete a terceira “ferida”...: [...] não há nada mais perto de mim do que eu mesmo; no entanto, não há nada que eu desconheça mais do que a mim mesmo. [...]
A braço S
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e óculos

imagem: cotidianomasculino

Um comentário:

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.