terça-feira, fevereiro 11, 2025

UM PAR DE BOTAS (trecho)

Postagem de Silonildes 

::::11 02 25

UM PAR DE BOTAS

Por MACHADO DE ASSIS

“Cansado e aborrecido, entendi que não podia achar a felicidade em parte nenhuma. Fui além, acreditei que ela não existia na terra, e preparei-me desde ontem para o grande mergulho na eternidade.


Hoje, almocei, fumei um charuto e debrucei-me à janela. No fim de dez minutos, vi passar um homem bem trajado, fitando a miúdo os pés. Conhecia-o de vista ; era uma vítima de grandes reveses, mas ia risonho, e contemplava os pés, digo mal, os sapatos. Estes eram novos, levantava os olhos para as janelas, para as pessoas, mas tornava-os aos sapatos, como por uma lei de atração, anterior e superior á vontade.


Ia alegre; via-se-lhe no rosto a expressão da bem-aventurança. Evidentemente era feliz, e talvez, não tivesse almoçado; talvez mesmo não levasse um vintém no bolso.


Mas ia feliz, e contemplava as botas.


A felicidade será um par de botas ?


Esse homem, tão esbofeteado pela vida, achou finalmente um riso da fortuna. Nada vale nada. Nenhuma preocupação deste século, nenhum problema social ou moral, nem as alegrias da geração que começa, nem as tristezas da que termina, miséria ou guerra de classes, crises da arte e da política, nada vale, para ele, um par de botas. Ele fita-as, ele respira-as, ele reluz com elas, ele calça com elas o chão de um globo que lhe pertence.


Daí o orgulho das atitudes, a rigidez dos passos, e um certo ar de tranquilidade olímpica… Sim, a felicidade é um par de botas.”


 


Trecho de “Histórias sem Datas”


Publicado em Obras Completas de Machado de Assis, Volume 13

Um comentário:

.Airton Soares disse...

Lembrei da minha mãe: viva o luxo e morra o bucho

ÚLTIMA HOMENAGEM A PAULO MARCELO

 25 04-11 Dr. José Maria Última Homenagem a Paulo Marcelo “Um grande pequeno gênio ganha a fama, um grande gênio não ganha crêDito;um gênio ...