Trova

°°°°°° Aquilo que a gente ignora / Gera medo e nos agita, / Mas "quem sabe faz a hora" / Não espera nem hesita. AS® °°°°°°

Seguidores

quinta-feira, junho 27, 2024

A VIAGEM DO DR. JOSÉ MARIA BONFIM À CHINA

 A VIAGEM DO DR. JOSÉ MARIA BONFIM À CHINA

01

Ao lado do Yellow River na China Continental, saudamos a nossa querida SBC. 52 anos. Mas sem nenhuma, a SBC/CE não brotaria se não houvesse um rio que inundasse o nosso chão para que ela brotasse. 

O Rio Amarelo como o Rio Nilo fertiliza o solo com as inundações. Dra Glaura Ferrer Dias Martins foi este Rio fértil. Foi está enxurrada de sementes que se espalhou nestas terras fertilizadas com sua competência. Inteligência. 

Seu otimismo laborioso. Sua Fé na instituição. E seu determinismo de erguer árvores frondosas para abrigar os nossos sonhos e projetos, de sermos grandes cardiologistas. Um verdadeiro amor filial a Mãe que gerou outra Mãe. Parabéns.

02

A China é algo surpreendente. Somente sentindo a sua vida, iniciaremos entende-la. O nosso ínclito Governador Helmano Freitas, numa demonstração de total desconserto com a história, teve a audácia de remexer nos ossos da história. A história e intangível. 

O bom condutor olha pra frente. Jesus afirma que não dirige o arado olhando para trás. A China é a própria história. Seria um insulto alguém remover os túmulos dos imperadores, que dormem na Cidade Proibida. A grande Muralha ou Great Wall, construída por tantas dinastias, é um sinal emblemático do Povo Chinês. 

Um povo lutador. Amante do seu chão. A Grande Muralha tem mais de 5 mil Km de extensão. Serpenteia a terra chinesa, galgando montanhas. Atravessando desertos. Mergulhando nos alagados. 

Direcionando rios, plantada a tantos séculos, traduz uma terra guerreira que se conciliou com a Paz. A Muralha é o  símbolo de coesão. A bandoleira da China tem uma estrela maior e 4 estrelas pequenas. A estrela maior representa o partido comunista. As quatro estrelas são as províncias. Macau Hong Kong , Tibet e Tawin. Mas o que nos fascina é a Muralha. 

O grande desafio chinês e a superpopulação. Todo local há uma multidão. Não é um povo polido. Ninguém te dar bom dia. Fura fila. Mas honesto. Shangay uma cidade puramente capitalista. Povo mais rápido. Fácil encontrar alguém que fale inglês. Pequim sente-se favor ditatoriais. Povo mais limitado. Curto. Anda com um tradutor praça e para baixo. Igualdade? Somente do ser humano. Não há carros pequenos na China. Só automóvel. Aí vc vê de tudo. Bicicleta, moto, ônibus, metro e o automóvel. Na Muralha há os que pagam um teleférico. Vão de teleférico. 

Os que não tem dinheiro vai a pé. A Muralha funciona como um anteparo pela Paz. A Muralha demarca território. Protege-se dos agressores e impede que os chineses tome terra dos outros.  Pequim é uma cidade bonita, elegante, de avenidas largas e arborizadas. Onde o novo vive em coexistência pacífica com o antigo. Henfil na China, é o título do saudoso intelectual do Pasquim. Pois ele falava da pureza assombrada do seu povo. De fato é um povo que carrega consigo, muitas turbulências sociais e políticas. Mas vive com decência. 

Parece estar fora do mundo. Mas enverga consigo este riso curto. Olhos puxados quase fechados, em prece de meditação. A China em 75 anos conseguiu extinguir a miséria. O empobrecido. O morador de rua. O mendigo, estão extintos na República Popular da China. Mas nestes 75 anos a China viveu em Paz. Uma experiência preciosa. Deus é bom!



Nenhum comentário: