Trova

°°°°°° Aquilo que a gente ignora / Gera medo e nos agita, / Mas "quem sabe faz a hora" / Não espera nem hesita. AS® °°°°°°

Seguidores

domingo, janeiro 13, 2008

Edgar Morin - biografia

Edgar Morin, nasceu em Paris em 8 de julho de
1921, um sociólogo e filósofo francês.

Formado em Direito, História e Geografia se adentrou na Filosofia, na
Sociologia e na Epistemologia.

Um dos principais pensadores sobre complexidade. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método, Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.


Outra obra de destaque - especialmente de cunho acadêmico pedagógico - é o livro "A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento."

Dentre outros questionamentos formulados pelo autor no livro, Morin afirma que, diante dos problemas complexos que as sociedades contemporâneas hoje enfrentam, apenas estudos de caráter inter-poli-trandisciplinar poderiam resultar em análises satisfatórias de tais complexidades:

"Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?.” MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, p. 116.
----------------------
Saiba + http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_morin

Nenhum comentário: